Cardiologia

Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.

Imagem Cardiologia

Check-up

Quando fazer um check-up cardiovascular?

Caso o paciente não tenha fatores de risco à avaliação cardiológica é necessária nos homens acima de 45 anos e em mulheres na fase após a menopausa, pois é o período em que aumenta o risco de problemas cardiovasculares.

Além disso, caso se tenha detectado algum problema do coração é necessário ir no cardiologista pelo menos uma vez no ano e sempre que este indicar, para ajustar o tratamento.

Check-up do coração é essencial para prevenir doenças e evitar morte súbita. Doenças cardiovasculares são líderes em mortalidade, tanto em homens quanto em mulheres.

A idade e algumas doenças pré-existentes devem ser levados em conta na hora do exame. Devemos controlar os fatores de risco como obesidade, tabagismo, diabetes, hipertensão e colesterol. Essa é a melhor forma de prevenção.

Mesmo que saudável e sem sintomas, devem fazer no mínimo um check up básico, com avaliação dos possíveis fatores de risco e alguns exames, incluindo o eletro, o ecocardiograma e o teste de esforço.

 

Porque fazer um check-up médico?

Fazer um check-up médico significa realizar vários exames médicos para garantir que está tudo bem com a saúde e diagnosticar precocemente alguma doença que pode ainda não ter manifestado sintomas. Para possibilitar esse diagnóstico precoce, além do exame clínico/físico, é necessário exames complementares.

Normalmente, a necessidade de se realizar um check up depende do estado de saúde da pessoa, seu histórico de doenças e doenças familiares e, a frequência com que deve fazer os exames deve ser decidido pelo clinico geral, que acompanha o indivíduo.

 

Risco Cirúrgico

A avaliação do risco cirúrgico consiste em uma avaliação geral de um determinado paciente que será submetido a algum procedimento cirúrgico e, por consequência anestésica. A avaliação do risco cirúrgico é muito importante, pois previne complicações no pré e pós-operatório, ou seja, determina se uma pessoa pode ou não (ou se deve ou não) se submeter a alguma cirurgia, levando em conta sua condição física no pré-operatório, o tamanho da cirurgia que será realizada e a indicação da mesma. Não raro uma cirurgia é contra indicada durante a avaliação do risco cirúrgico devido às comorbidades do paciente, pois os benefícios que poderiam vir com a cura cirúrgica pode não compensar os riscos aos quais o paciente está exposto por se submeter a determinado procedimento cirúrgico.

Por se tratar de uma avaliação do estado geral do paciente, o médico responsável pela liberação do risco cirúrgico, um cardiologista, se apoia em alguns exames complementares para ter certeza do seu diagnóstico.

Informações de Contato:

Agende sua Consulta ou Exame
pelo Whatsapp

Ícone Whatsapp61 98205 0031

Agende sua Consulta ou Exame
pelo Telefone

Ícone Telefone61 3326 1162

SMHN Quadra 02 Bloco C – Sala 306
Edifício Dr. Crispim - Asa Norte
CEP 70710-149 - Brasília / DF
Atrás do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN)


Olá, posso ajudar?
Powered by